25 jul 2017

Alinhamento e balanceamento dos pneus: saiba a hora certa de fazer

alinhamento e balanceamento

Manter o alinhamento e balanceamento dos pneus em dia é uma medida muito importante para assegurar o melhor desempenho do seu veículo e garantir uma maior segurança dos ocupantes do automóvel.

É comum que ao levar o veículo para fazer alinhamento e balanceamento muitas pessoas acreditem que há só um tipo de regularem a fazer, mas cada procedimento tem funções diferentes, entenda:

Qual é a função do alinhamento?

É necessário realizar o alinhamento no veículo quando perceber que, ao dirigir, o carro está puxando para os lados ou se não continuar em linha reta quando você soltar o volante por alguns segundos.

Também há outro detalhe a observar: se você perceber que os pneus estão tendo um desgaste diferente entre o lado direito e esquerdo do carro, deve desconfiar que pode ser falta de alinhamento. Não considere a diferença de desgaste entre os dianteiros e traseiros, pois é normal que o desgaste entre eles seja diferente (é por isso que é feito o rodízio).

Então, o alinhamento é realizado para ajustar os ângulos das rodas com relação ao piso e ao alinhamento central do carro.

Dessa forma, as bandas de rodagem dos pneus irão tocar a pista de maneira uniforme, mantendo o veículo em linha reta e com movimento bem equilibrado. Isso também significa que o desgaste dos pneus (dianteiro com dianteiro e traseiro com traseiro) acontecerá por igual, como é o esperado.

Com um alinhamento bem-feito, os rolamentos terão uma eficiência melhor e o veículo terá mais estabilidade.

Qual é a função do balanceamento?

Para saber se o seu veículo está precisando fazer balanceamento basta perceber aquela desconfortável trepidação quando o carro está em movimento, principalmente acima dos 60km/h.

Outros sinais são sentir uma vibração incomum no volante e perceber que o veículo não está mais com a mesma capacidade de frenagem. A falta de balanceamento também irá prejudicar o funcionamento da suspensão do veículo.

A necessidade de realizar o balanceamento acontece quando há má distribuição de massa entre o pneu e a roda, impedindo que ambos rodem de maneira uniforme juntos. Para corrigir o problema, são colocadas placas de chumbo na borda da roda afetada, permitindo que ela volte a ter a massa bem distribuída junto do pneu.

Por que esses problemas acontecem?

De modo geral, o alinhamento e balanceamento fazem parte da manutenção periódica de qualquer veículo, devido ao desgaste natural pelo uso. Mas também podem acontecer precocemente quando você passa por muitos buracos na estrada, quando bate os pneus na calçada ou no caso de algum acidente.

Quando é a hora certa de fazer o alinhamento e balanceamento?

Caso não aconteça com você nenhuma das situações citadas acima, a recomendação é que leve o veículo para fazer alinhamento e balanceamento quando fizer a revisão periódica, a cada 10 mil km ou conforme foi indicado no manual do fabricante. Fora isso, também deve ser feito nas seguintes situações:

– Quando passar por impactos fortes;

– Quando substituir peças de suspensão ou direção;

– Quando perceber trepidação ou a direção puxar para os lados;

– Quando perceber desgaste irregular dos pneus;

– Quando trocar de pneus ou fazer rodízio.

Vantagens de realizar alinhamento e balanceamento no momento certo

Quando você toma o cuidado de levar seu carro para fazer alinhamento e balanceamento em alguma das situações citadas acima, você ganha com:

– Aumento da vida útil dos pneus, que não sofrerão com desgaste irregular;

– Aumento da vida útil de outros componentes, como da suspensão;

– Economia de combustível, pois os pneus terão boa aderência ao solo;

– Melhor dirigibilidade, mais conforto e segurança.

A qualidade dos pneus também é fundamental

Lembre-se que a qualidade dos pneus que escolhe para o seu veículo também contribui para manter a vida útil dos componentes de todos os sistemas, além de proporcionar mais segurança e conforto na estrada.

Uma dica importante é saber identificar pneus originais e falsificados, além de poder contar com fornecedores de confiança.

Já que você realmente se preocupa em manter seu veículo novo e valorizado por muito mais tempo, aproveite essas dicas extras e baixe gratuitamente:

O Guia do Carro Bem Cuidado

 

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.