Principalmente para quem quer personalizar o carro para um modelo mais esportivo, a mudança de aros faz total diferença na estética. Mas esta não é a única função do aro. É importante ficar atento aos tamanhos e o que muda com a troca dele.
Para começar, você sabe o que é o aro? O aro é o tamanho da circunferência da roda. Ele é a parte metálica que vai dentro do pneu, fixado no centro da roda. Por isso, o tamanho dele está diretamente ligado à altura do pneu.
Para orientar você a escolher o carro perfeito para o seu perfil clique aqui e para saber qual é o aro certo, veja agora 5 passos para escolher o aro ideal para o seu carro.
#1. Conheça as medidas do aro
Que os aros bem escolhidos trazem mais sofisticação e uma aparência esportiva incrível ao veículo é inegável. No entanto, escolher o tamanho certo é primordial nos quesitos segurança e legalidade. A ideia é garantir um desempenho eficaz e aumentar a segurança.
Mas a mudança incorreta do tamanho do aro pode resultar no oposto: pode causar danos ao veículo e oferecer perigo aos passageiros. Além disso, pode afetar o velocímetro, que passará a indicar uma velocidade menor da real alcançada.
Pense na dor de cabeça em levar uma multa na estrada por achar que está na velocidade permitida, quando na verdade está acima. Desnecessário, não acha?
Por todos estes motivos, existe a Resolução 292 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que diz que é proibido utilizar rodas e pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo, assim como aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto pneu/roda.
Então, antes de tudo, verifique as principais medidas da roda.
- TALA – Na própria roda é possível ver medidas como 15×6”: o 15 representa o diâmetro, enquanto o 6 representa a largura.
- BACKSPACE – Esta é a medida entre o assentamento da roda e a borda traseira. Ela indica se há espaço livre entre a roda e os componentes internos da suspensão.
Para medi-lo, apoie uma régua na superfície da aba traseira da roda e outra no interior, apoiando na superfície do assentamento. O backspace será o ponto de intersecção das duas réguas.
- OFFSET (ET) – Esta medida é a distância entre a superfície de assentamento e o meio da tala. O offset é dividido em três tipos: positivo, negativo e zero.
Positivo: quando a face da roda está mais próxima do lado de fora da tala.
Negativo: quando a face da roda está mais próximo do lado de dentro da tala.
Zero: quando a face da roda está no meio da tala.
Para fazer este cálculo, utilize a fórmula “backspace – (tala/2)”.
Bem, esta é apenas uma parte dos cálculos necessários para saber com exatidão o aro ideal para o seu veículo.
Não por isso desista da ideia, mas é importante que, quando você decidir trocar os aros do seu veículo, contrate um profissional que tenha todo esse conhecimento.
O que você precisa ter em mente para compreender o que um bom profissional disser é que:
a) O resultado de todo o cálculo é o tamanho limite aceito, com uma pequena variação de, no máximo, 3%.
b) Quando aumenta-se o aro, deve-se diminuir a altura do pneu (perfil) para que o diâmetro externo do conjunto permaneça inalterado. Assim, seu veículo estará dentro da lei.
#2. Peso
Rodas muito pesadas podem pressionar a suspensão e a frenagem do carro para baixo, podendo ser prejudicial ao longo do tempo. Vale considerar este fator no momento da seleção das rodas e do aro.
#3. Furo central
Não sabia que isso influencia? Bem, o furo central das rodas tem que coincidir com a roda oposta, evitando vibrações indesejadas durante a condução. Esta é só uma lembrança do que você deve estar atento quando for à loja onde vai mandar fazer a troca dos aros e rodas.
#4. Material
Existem diversos materiais dos quais as rodas e aros podem ser feitos, alterando, claro, o valor. As mais baratas (e também bastante resistentes) costumam ser feitas de ferro. Mas não oferecem tanta variedade nos modelos.
Outros modelos são as de liga-leve, feitas com alumínio, magnésio, silício, titânio ou estrônico. Cada um com seu efeito específico. Também são bastante duráveis e, por serem mais fáceis de moldar, as variedades de design são maiores.
#5. Aparência
Bem, você poderá bater o olho em um modelo que achou lindo lá na parede. Mas, será mesmo que vai combinar com o seu veículo, inclusive com todas as demais mudanças que pretende fazer, caso esteja planejando colocar outros acessórios e mudar a pintura, por exemplo?
Esta é a função do design. Tome cuidado para não acabar “estragando” um visual que tinha o objetivo de transformar seu carro em uma linda máquina esportiva.
Muito bem, agora você já está mais preparado para escolher os aros, rodas e pneus novos do seu carro. Seja qual for o seu gosto pessoal, lembre-se que não é só aparência que conta: garantir segurança, estar dentro da lei e a vida útil de cada componente estão envolvidos.