06 set 2018

Calibragem dos pneus: como fazer de maneira correta?

calibragem dos pneus

Manter a calibragem dos pneus em dia é uma tarefa muito simples e deve fazer parte da rotina de cuidados com o seu veículo, assim como o alinhamento e balanceamento.

Muitas vezes, por ser tão básico, você pode acabar esquecendo, mas lembre-se que pneus mal calibrados afetam diretamente o desempenho do carro, inclusive na economia de combustível, então, vale a pena ter esse cuidado.

Se você ainda não tem muita habilidade em fazer a calibragem dos pneus sozinho, veja estas dicas e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

De quanto em quanto tempo devo fazer a calibragem dos pneus?

Para garantir o melhor desempenho do carro, verifique a calibragem uma vez por semana ou a cada 15 dias. Alguns fatores que influenciam no tempo certo de calibrar, são:

– Os diferentes tipos de estrada que você costuma pegar;

– A frequência diária que você utiliza o carro;

– O peso que o seu veículo irá carregar (pessoas, bagagens, cargas).

Quanto mais usar e exigir dos pneus, maior tende a ser a necessidade de calibragens, até porque poderá necessitar de um reforço no caso de uma viagem com uma carga extra.

Aonde encontro a informação de qual é a calibragem ideal?

Quando seu carro ainda está com os pneus de fábrica é muito fácil saber qual é a calibragem correta a aplicar. Você pode encontrar essa informação nos seguintes lugares:

– No manual do veículo

– Na parte interna da porta do motorista

– Na parte interna do para-sol

– Na parte interna da tampa do tanque

– No próprio pneu

Se você já tiver trocado de pneus, mas manteve o mesmo modelo, a calibragem ideal continuará sendo a mesma. Já se os pneus forem diferentes dos originais, siga a informação que está no próprio pneu, lembrando de considerar as situações variáveis citadas anteriormente.

Na hora de calibrar, os pneus devem estar frios!

O ideal é que tenha um posto, oficina ou loja de pneus próximos, num raio de até 3km, para fazer a calibragem com os pneus ainda frios.

No caso de precisar fazer a calibragem com os pneus já quentes, coloque cerca de 3-4 libras a mais para garantir a pressão necessária, pois os pneus quentes já estão com uma pressão interna circulando.

Mas, cuidado! Engana-se quem pensa que encher um pouco a mais fará a calibragem durar mais tempo, pois dessa forma os pneus podem perder a aderência ao solo, colocando em risco a segurança dos passageiros. Só faça se realmente não tiver opção.

Assim que os pneus esfriarem totalmente, faça outra medição da calibragem por segurança.

Lembre-se de calibrar o estepe

O estepe também deve estar calibrado para o caso de precisar usar. Ao menos duas vezes por mês, lembre-se de conferir a calibragem do estepe.

Procure enchê-lo um pouco mais do que o ideal porque ele vai ficar parado ou até pegando sol, o que acelera a perda da calibragem colocada.

O que pode fazer com que os pneus esvaziem mais rápido?

Mesmo mantendo a calibragem em dia e de acordo com a frequência e solos que costuma dirigir, alguns detalhes podem contribuir para que os pneus esvaziem mais rápido, e muitas vezes você nem percebe. Estes detalhes podem ser:

– Pequenos furos ou defeitos no pneu que acontecem com os impactos do dia a dia, como no meio-fio ou pedrinhas que batem nos pneus;

– A válvula de segurança (tampinha) pode estar mal colocada

– A própria ação do tempo pode causar porosidade na borracha, que vai liberando o ar lentamente.

Devo fazer a calibragem dos pneus com nitrogênio ou ar comprimido?

O nitrogênio é o mais indicado para a calibragem dos pneus. Ele irá manter a pressão constante em qualquer temperatura e a calibragem ideal por mais tempo, fazendo com que os pneus sofram menos desgaste nesse sentido.

Já o ar comprimido é úmido e evapora com o calor do pneu, podendo exigir mais calibragens. Além disso, ele aumenta a pressão interna, podendo causar deformações e desgaste precoce.

Concluindo, manter a calibragem ideal – nem muito acima ou abaixo do recomendado – é fundamental para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, além do bom desempenho do veículo.

Além disso, a calibragem correta colabora para o consumo adequado de combustível e, vale lembrar, evita que você seja parado por estar com os pneus em más condições, o que pode resultar em uma multa.

Agora que já sabe como, quando e onde fazer a calibragem dos pneus da maneira correta, lembre-se que escolher pneus de alta qualidade também faz toda a diferença.

E para que a sua dedicação em cuidar dos pneus do seu carro traga benefícios a longo prazo, baixe agora nosso eBook para lembrar de cada detalhe que precisa cuidar para manter seu possante sempre como novo:

O Guia do Carro Bem Cuidado

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.