08 ago 2017

Como economizar gasolina no seu carro? As 13 melhores dicas para você que dirige todos os dias!

como economizar gasolina

Uma das suas grandes preocupações que utiliza carro todos os dias é: como economizar gasolina? Veja as 13 dicas cruciais para começar a economizar agora!

Não importa se você utiliza seu carro apenas para ir e voltar do trabalho, pegar seus filhos na escola ou até mesmo ir ao supermercado. Com o preço do combustível em alta, muitas vezes gostaríamos de não precisar depender do carro para tudo. Até porque, é justamente nesse trajeto dentro da cidade que o consumo do seu veículo aumenta. Portanto, gera a pergunta como economizar gasolina?

Saber como economizar gasolina faz toda diferença também para quem trabalha diariamente usando o veículo, como é o caso dos motoristas de Uber e representantes comerciais.

Uma dica fundamental antes de saber como economizar gasolina, é saber qual é o carro ideal para o seu perfil. Depois, saber que existem muitos cuidados simples para que o seu carro consuma menos gasolina e alivie o peso no seu bolso.

Veja as 13 melhores dicas de como economizar gasolina:

1 – Acessórios externos podem atrapalhar a aerodinâmica do seu veículo

Muitas pessoas gostam de dar aquele charme extra na aparência do carro colocando alguns acessórios externos, mas você já parou para pensar que alguns tipos de acessórios podem prejudicar a aerodinâmica do veículo?

E que mudando a aerodinâmica você impacta diretamente na resistência que o veículo tem contra o ar? Quando isso acontece, o carro precisa fazer mais esforço para andar, gerando maior gasto de combustível. Por isso, consulte um profissional antes de decidir instalar peças extras.

2 – O ar-condicionado precisa de combustível para funcionar

Essa dica já é mais conhecida, afinal o ar-condicionado do seu carro consome gasolina para funcionar, e principalmente nos carros com 4 cilindros pequenos acabam sendo mais exigidos. Então, se não estiver precisando tanto assim, lembre-se que deixar o ar-condicionado desligado, pois será uma maneira de não se questionar de como economizar gasolina.

3 – Evite excesso de velocidade e troca de marchas desnecessárias

O excesso de velocidade, além de colocar a segurança das pessoas em risco, faz com que você precise frear mais bruscamente e com mais frequência, principalmente em estradas cheias de veículos. Além disso, os carros tendem a consumir 20% mais gasolina quando estão acima dos 100km/h.

A troca de marchas no momento errado também aumenta o consumo de gasolina. A troca deve ser feita de forma suave e respeitando a velocidade certa para cada mudança.

4 – Evite o excesso de carga

O limite de carga do seu veículo deve ser respeitado conforme indicado no manual do proprietário. Carregar carga em excesso, sejam objetos ou pessoas, afetará o desempenho do seu carro de modo geral, fazendo com que prejudique os seus pneus, o sistema de suspensão e que necessite de mais aceleração para se movimentar, ou seja, não irá economizar gasolina.

5 – Prefira gasolina aditivada

A função da gasolina aditivada é manter o motor limpo a longo prazo. Para isso é preciso manter o uso dessa gasolina, sem ficar alterando com a comum. Dessa forma, um motor mais limpo e preservado terá um desempenho melhor, mantendo o consumo adequado de gasolina.

6 – Manutenção das velas do carro

As velas do seu veículo servem para gerar energia na câmara de combustão e dar início à queima da mistura ar/combustível. Portanto, basta que alguma delas esteja danificada para que sua função fique prejudicada, refletindo diretamente no aumento do combustível injetado.

Fique de olho na quilometragem recomendada para troca e, se alguma delas apresentar defeito, todas precisarão ser trocadas.

7 – Faça a revisão em dia

Levar o seu carro para fazer a revisão periódica a cada 10mil km é fundamental para manter todos os sistemas do seu veículo funcionando bem, inclusive, contribuindo para economizar sua gasolina.

Quando o veículo apresentar algum defeito antes do prazo da revisão periódica, não espere que o problema se agrave para fazer a manutenção, pois todo o carro começa a sofrer as consequências a partir de um pequeno problema, e tudo isso impacta no aumento do consumo de gasolina.

8 – Não deixe o seu carro no ponto morto em descidas

É um erro pensar que deixar o carro no ponto morto nas ladeiras vai consumir menos combustível. A injeção eletrônica é capaz de identificar que não há aceleração mesmo com a marcha engatada, e assim, corta o combustível. Além disso, manter a marcha engatada permite controlar o freio-motor, evitando riscos.

9 – Vidros abertos comprometem o desempenho aerodinâmico

Essa dica varia para o tipo de carro e a velocidade. Carros maiores, como os SUV e caminhonetes, já são bem grandes e naturalmente geram maior resistência ao ar que passa pelo carro enquanto rodam, então, não fará tanta diferença andar com os vidros abertos, pois já existe o esforço.

Entretanto, essa dica pode ser mais útil para os carros com design aerodinâmico mais favorável, como os de formato longo, baixo e mais quadrado. Se guiarem com os vidros abertos enquanto atingem velocidades mais altas, o ar que passa pelo veículo irá entrar e interromper o fluxo aerodinâmico, forçando o motor a usar mais gasolina para manter a performance.

10 – Escolha pneus mais leves

Os pneus verdes (ecológicos) estão em alta. Eles têm na sua composição um material chamado sílica, que contribui para a redução de emissão de CO², causam menos atrito, deixando o carro mais leve, e oferecem baixa resistência ao rolamentos, o que leva a economizar gasolina entre 5% a 15% por exigir menos do motor.

11 – Mantenha a calibragem dos seus pneus em dia

Pneus mal calibrados podem corresponder a até 20% a mais de consumo de gasolina, pois irão exigir muito mais do veículo, comprometendo o bom funcionamento de sistemas e componentes.

Além de calibrar os pneus periodicamente, também é importante regular a calibragem de acordo com a estrada que irá pegar ou a carga que você irá carregar, seguindo as indicações do manual do fabricante do seu veículo.

12 – O alinhamento e o balanceamento também contribuem na economia

Ter o cuidado de levar seu carro para fazer alinhamento e balanceamento sempre que necessário traz muitas vantagens, como o aumento da vida útil dos seus pneus e de outros componentes. Além disso, melhora da dirigibilidade e contribui para economizar gasolina, pois os pneus terão aderência adequada ao solo. Saiba a hora de certa de fazer o alinhamento e o balanceamento do seu veículo.

13 – Faça o rodízio dos seus pneus

O rodízio dos pneus deve ser feito para equilibrar o desgaste de cada pneu, aumentando sua vida útil e seu desempenho, o que também ajuda a economizar gasolina, pois pneus com desgaste irregular exigem mais do motor.

Para saber quando é a hora de fazer o rodízio, pode observar como está o desgaste ou pedir que um profissional o faça. O ideal é seguir as recomendações do fabricante de cada tipo de pneu, mas a média recomendada é que se faça entre 5 e 10 mil quilômetros rodados ou quando fizer a revisão do veículo.

Tomando todos estes cuidados, conseguirá economizar gasolina em quantidade considerável. Basta fazer o teste a partir de agora. Calcule sua média de gasto mensal com gasolina considerando uma rotina razoavelmente fixa da quilometragem rodada e começará a ver a diferença na quantidade de vezes que precisará abastecer.

Para ter ainda mais dicas de tudo que pode fazer para manter seu veículo econômico e aumentar sua vida útil, baixe agora mesmo o nosso eBook:

O Guia do Carro Bem Cuidado

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.