26 set 2017

5 razões perigosas para você não dirigir com o pneu careca

pneu

Quando o assunto é pneu careca, não tem marca, modelo e nem tamanho que defenda o uso de pneus nesse estado perigoso. Hoje, nosso objetivo é alertar você sobre os perigos de rodar por aí com pneu careca.

Por mais que o dia a dia seja corrido e você mal lembre de calibrar os pneus do seu carro, não vale a pena correr riscos que podem ser fatais. Então, fique de olho nas dicas e passe a ter mais responsabilidade com essa questão importante.

Como identificar um pneu careca

Aqui no blog já demos dicas de como verificar o desgaste dos pneus, mas no caso do pneu careca, nem precisa de técnicas especiais, pois o perigo é visível de longe.

Pneus lisos demais (sem os sulcos do meio da banda de rodagem aparentes) representam perigo, mesmo que ainda restem vestígios dos sulcos mais próximos das laterais.

Naturalmente, se não houver sulcos no meio do pneu, você também não conseguirá fazer o teste da moeda que ensinamos aqui. (não linquei pq ainda não foi publicado o artigo das 10 curiosidades).

Medidas preventivas

Se estiver pensando em comprar um carro usado, entre tantos itens que precisa verificar o estado de conservação, lembre-se de dar uma boa olhada de perto nas condições dos pneus.

Se os sulcos estiverem bem rasos e a aparência do pneu bem desgastada, pode até fechar negócio para não perder a oportunidade, mas comece a procurar uma loja ou distribuidor de referência no mercado para pesquisar as melhores opções de pneus novos.

5 razões que mostram porque você não deve dirigir com pneu careca

Estas razões devem ser suficientes para você tomar o cuidado de não deixar os pneus ficarem carecas e só então pensar em trocar:

1 – Risco de multa grave

A primeira razão não envolve a integridade física do motorista e passageiros, mas é só falar em multa que todo mundo fica alerta. A infração para quem roda com pneus em más condições (incluindo carecas ou que os sulcos estejam com altura inferior a 1,6 milímetros) é de 5 pontos na carteira e multa de R$195,23.

Mais vale juntar esse dinheiro para um pneu novo. Se agora você pensou na alternativa de pneus remoldados, leia este artigo e tire suas dúvidas antes de tomar a decisão.

2 – Reduz a capacidade de frenagem

O pneu careca perde gradativamente a capacidade de aderência ao solo, pois fica mais escorregadio. O motorista vai perceber que quando frear, o carro vai demorar mais para responder ao comando do freio.

Se estiver em alta velocidade ou for uma situação inesperada, essa demora pode resultar em uma batida, atropelamento ou outra situação que certamente você não quer que aconteça.

3 – Aumenta as chances de derrapar ou atolar

Pela mesma razão da perda na capacidade de frenagem, o pneu careca está muito mais propenso a derrapagens ou atolamentos, pois não possui as funções dos sulcos para funcionar corretamente.

4 – Não suporta aquaplanagem

Quando está chovendo ou já parou de chover mas você passa por uma pista alagada, mesmo que em baixa velocidade, o pneu careca pode não responder ao seu comando de freio ou mudança de direção.

Uma das principais funções dos sulcos dos pneus é dispersar a quantidade excessiva de água que entra em contato com o pneu. Ou seja, sem os sulcos, o pneu simplesmente boia e você perde o controle do veículo.

5 – Compromete a performance do veículo

Por fim, mas não menos preocupante, os pneus carecas acabam por comprometer o conforto e agilidade na direção. Além da segurança, você vai perdendo o equilíbrio e a rapidez nos comandos de mudança de direção, freio e o carro fica mais pesado no arranque e na troca de marchas. É muito desagradável dirigir sem sentir total controle no que está fazendo, concorda?

Com todas essas dicas, esperamos ter convencido você a priorizar sua segurança e dos seus passageiros, assim como a preservar a boa performance do seu carro e o conforto na direção.

Antecipe-se e escolha pneus novos antes de os atuais ficarem carecas e começarem a oferecer perigo. Certos cuidados não devem ser deixados para depois ou você poderá não ter a chance de remediar.

O Guia do Carro Bem Cuidado

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