03 maio 2017

Limpeza dos pneus: passo a passo para deixá-los nos trinques

Limpeza dos pneus: passo a passo para deixá-los nos trinques

Limpar os pneus do carro não serve apenas para melhorar a aparência, sabia? Veja quais produtos usar na limpeza dos pneus do seu veículo e melhorar sua performance.

Aqui no blog já falamos sobre os tipos de pneus, dicas para preservar a durabilidade e até como fazer rodízios. Tudo isso para aumentar a vida útil dos pneus e melhorar a performance do veículo.

Mas mesmo com todos estes cuidados, é preciso também caprichar na limpeza. Não só para manter a aparência do carro legal, mas também para evitar que a sujeira se acumule, podendo até danificar as pastilhas de freio.

O ideal é que a limpeza seja realizada com frequência e que seja bem feita, ok? Veja o passo a passo:

#1. Lave as rodas e faça a limpeza dos pneus depois de lavar o veículo

Esta dica é interessante por dois motivos:

1º – Aproveitar a mesma água da lavagem dos pneus para jogar na lataria pode deixar resquícios de graxa e outras sujeiras que estavam nos pneus.

2º – Não faz muito sentido lavar os pneus primeiro, sendo que na lavagem do carro a sujeira da lataria vai escorrer para pneus e rodas (no caso do carro estar realmente sujo).

#2. Lavagem

  1. Pegue um balde limpo, encha com água limpa (ou reutilizada da máquina de lavar, por exemplo, é uma ótima ideia para economizar água) e dê uma primeira enxaguada para amolecer a sujeira mais grossa;
  2. Se for usar sabão neutro ou detergente neutro, misture um pouco na água para diluir e passe nos pneus com auxílio de uma escova ou esponja;
  3. Se for usar um produto especial para lavagem de rodas, passe o produto nos pneus, depois nos aros e deixe agir por alguns minutos;
  4. Esfregue a sujeira mais grossa com auxílio de uma escova de cerdas firmes para os pneus e uma escova de cerdas macias para não arranhar os aros;
  5. Enxágue e verifique se ainda há resquícios de sujeira. Se houver, repita o processo;
  6. Certifique-se de chegar os pontos mais difíceis e retirar toda a sujeira das pastilhas de freio, pois esta área é a mais sujeita à corrosão.

Dica: Existem produtos específicos para cada tipo de pneu e de aro. Escolha o que for ideal para os seus modelos e siga as instruções de uso do rótulo.

#3. Enxágue e secagem

Com auxílio de um pano limpo de microfibra (felpudo e macio), enxágue as rodas e passe o pano para secar bem antes de aplicar um produto finalizador. Lembre-se de lavar uma roda por vez para evitar que os produtos sequem e fiquem mais difíceis de remover no enxágue.

A secagem bem feita é necessária para que o produto que for passar depois fique bem aderente, sem escorrer e diminuir o efeito desejado.

#4. Encerar

Com os pneus e aros bem secos, vale passar mais um pano para garantir que nenhuma “areia” possa atrapalhar a aplicação da cera ou protetor.

Aplique o produto com a almofada e esponja que normalmente o acompanham, sem deixar escorrer para a banda de rodagem. Depois de aplicar, faça o polimento.

Escolha um produto de qualidade para que o efeito seja duradouro. Muitos até evitam que seja necessária uma lavagem tão completa nas próximas vezes, pois ainda estarão oferecendo proteção aos pneus e aros.

E tome cuidado com fórmulas caseiras para dar mais brilho, elas podem ser perigosas, deixando os pneus lisos, podendo causar acidentes. Além disso, utilizar misturas com produtos abrasivos irá ressecar os pneus, diminuindo sua vida útil.

Tomando todos estes cuidados, você terá feito uma excelente limpeza dos pneus e aros, garantindo aquela visual de novo, além de ajudar a aumentar a vida útil e melhorar a performance do seu veículo!

O Guia do Carro Bem Cuidado