13 jun 2017

5 cuidados com os pneus da sua SUV

Pneus de SUV

A venda de veículos contendo pneus de SUV (Sport Utility Vehicle) tem aumentado muito nos últimos anos, especialmente desde 2013. Muitos modelos novos surgiram, ganhando a atenção principalmente do público feminino, com carros que unem robustez, conforto e elegância.

Entretanto, para dar conta de um veículo deste porte, fabricado para suportar maior volume de carga e diferentes tipos de pista, os pneus de SUV precisam seguir alguns cuidados fundamentais:

5 cuidados com os pneus de SUV

#1. Escolhendo os pneus

Ao escolher os pneus do seu SUV, lembre-se que eles precisam suportar mais peso, ter grande estabilidade por conta da largura do carro e ter maior resistência a longas distâncias.

Os pneus mistos são um modelo com maior robustez e um visual forte. Teoricamente são os ideias para SUV. Porém, aumentam o consumo de combustível e o nível de ruído em altas velocidades.

Também costumam ter um custo mais alto do que os pneus exclusivos para asfalto ou estrada de terra.

O custo mais elevado é justificável pela necessidade deste modelo precisar de outros componentes para ser capaz de exercer as devidas funções, nos variados tipos de pista.

Entretanto, o investimento só vale mesmo a pena quando você faz uso frequente, tanto do asfalto quanto da estrada de terra.

Se resolver trocar por pneus de exclusividade em um dos terrenos (asfalto ou terra), lembre-se de trocar os 4 juntos.

#2. Cuidando da Calibragem

A calibragem dos pneus do SUV devem ser feitas toda semana ou a cada 15 dias, de acordo com o quanto ele está sendo exigido e as estradas que está utilizando.

#3. Fique de olho nas tampinhas

Principalmente quando for utilizar o veículo em percurso off-road, mantenha as tampinhas das válvulas de ar depois da calibragem. Do contrário, o excesso de barro poderá tirar pressão dos pneus.

Ainda que em asfalto, o ideal é manter as tampinhas, pois além da sujeira que se acumula sem elas, também há o ressecamento das válvulas quando em exposição excessiva ao sol.

#4. Geometria e balanceamento

Quando são muito utilizados em terrenos variados, é fundamental também manter a geometria e o balanceamento em dia com maior frequência, além de estar atento à suspensão.

#5. Não esqueça do estepe

O estepe precisa estar em boas condições para suportar a robustez do SUV. Ao fazer sua instalação, verifique a calibragem, principalmente se ele estava exposto na parte traseira do veículo.

Neste local, ele fica mais suscetível às mudanças climáticas, podendo esvaziar mais rápido e não estar cheio o suficiente num momento de necessidade.

Por esta razão, estas duas dicas são úteis:

  • Utilize uma capa protetora para dar uma ajuda extra na manutenção da calibragem;
  • Mantenha o estepe calibrado com 3 ou 4 libras a mais, sempre que fizer a calibragem dos demais pneus. Mas tome cuidado para não enchê-lo demais. Antes de encher, verifique em que calibragem está.

Lembre-se que prevenir é sempre melhor do que remediar. Cuide bem de todos os componentes do seu veículo e aproveite cada segundo da liberdade sobre 4 rodas! 

Caso esteja precisando de pneus novos, visite nosso site!

O Guia do Carro Bem Cuidado