24 abr 2017

Rodízio de pneus: por que, quando e como fazer?

Rodízio de pneus: por que, quando e como fazer

Os pneus traseiros e dianteiros do veículo trabalham em situações diferentes. Isso faz com que os desgastes sejam desiguais. E esta é a principal razão para saber mais sobre o rodízio de pneus.

Nem todos os profissionais indicam fazer o rodízio de pneus, justificando que pode não ser seguro, devido ao desgaste que já aconteceu até os 5 ou 10 mil quilômetros rodados. Entretanto, esta não é a opinião da maioria dos profissionais.

É claro que algum desgaste acontece neste período, e é por isso que os rodízios são feitos. É recomendado fazê-los, desde que os desgastes não comprometam o bom funcionamento do veículo e a segurança do condutor e passageiros.

Por que fazer rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é uma boa prática para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus. Isso porque os pneus traseiros e dianteiros trabalham em situações diferentes.

A maioria dos carros de passeio vendidos no Brasil possui tração dianteira. E por causa do conjunto de força a que estão sujeitos, tendem a se desgastar bem mais que os traseiros. Além disso, o rodízio também evita o desgaste prematuro das peças da suspensão.

Quando é feito o rodízio, os pneus traseiros são colocados na dianteira e os dianteiros passam a ser menos exigidos no eixo traseiro, nivelando o desgaste. O mesmo vale para carros com tração traseira ou 4×4.

Quando fazer o rodízio de pneus?

O ideal é seguir as recomendações do fabricante de cada tipo de pneu. Mas a média indicada é que se faça entre 5 e 10 mil quilômetros rodados ou quando for feita a revisão do veículo.

Seu mecânico poderá ajudar a avaliar a situação dos pneus antes de realizar o rodízio. Mas para que você tenha uma noção maior do desgaste dos pneus, saiba que eles têm uma marcação na banda de rodagem, o indicador TWI.

Trata-se de pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu, sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo. Quando o desgaste atingir estas marcações, está na hora de trocar os pneus ou quem sabe até comprar pneus novos.

Como fazer o rodízio de pneus?

Existem três tipos de rodízio, de acordo com os tipos de pneu:

1. Tração traseira

Os pneus de trás devem ser levados para frente em linha reta. Os da frente vão para trás de forma cruzada. Se a tração for inteira, basta trocá-los de lugar fazendo um X.

2. Tração dianteira

Os pneus de trás vêm para frente de forma cruzada. Os da frente vão para trás em linha reta.

3. Pneu unidirecional

Os pneus que possuem desenho unidirecionais devem sempre ser trocados em linha reta.

Além destes três tipos, existe ainda um que inclui o step. A partir dos 10 mil quilômetros rodados, ele passa a fazer parte do rodízio, podendo aumentar a vida útil de todo o conjunto em até 20%.

Mas lembre-se que, com esta prática, ao final dos rodízios será necessário comprar não 4, mas 5 pneus novos.

E outra questão é verificar se o step realmente é do mesmo tamanho que os demais pneus. A tendência do futuro é que eles venham numa versão mais fina. Entretanto, por agora, é uma opção.

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