17 maio 2017

Suspensão: 10 dicas para mantê-la em dia

suspensao-10-dicas-para-mante-la-em-dia-post

A suspensão é muito importante para qualquer veículo. Você sabe o que é preciso fazer para mantê-la em dia e funcionando perfeitamente? 

O sistema de suspensão é responsável pela sustentação e estabilidade do veículo. Ele amortece os impactos e absorve as irregularidades do solo, gerando maior conforto e segurança para o motorista e os passageiros.

Desconsiderando todas as variações de cada tipo de suspensão, basicamente existem 3 tipos de suspensão fixa:

1. Independente: cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo.

2. Semi-independente: parte dos movimentos é repassada a outra roda.

3. Totalmente dependente ou eixo rígido: os movimentos de uma roda são percebidos na outra.

Além destas, ainda temos as suspensões a ar e rosca, também com suas particularidades.

O sistema de suspensão fixa envolve várias peças, dentre elas:

– Rodas e pneus: Sim, pode-se considerar que pneus e rodas são parte importante, concorda? Estão diretamente ligados à suspensão. Fornecem tração para aceleração, frenagem e curvas, e absorvem pequenos impactos.

– Molas: diferentes em cada tipo de carro, as molas suportam o veículo e absorve grandes impactos.

– Amortecedores: controlam o movimento das molas após uma pancada, impedindo-as de saltar para cima e para baixo em excesso.

– Ligações: cada suspensão inclui vários braços, varas e outras peças de ligação. Juntas, mantêm as rodas no lugar.

– Buchas, rolamentos e articulações: peças flexíveis que permitem a movimentação das várias ligações.

– Sistema de direção: mais do que uma peça, o sistema de direção também está envolvido. Orienta a forma como as rodas dianteiras respondem aos comandos do motorista.

E como vale para todos os sistemas e componentes do seu veículo, o melhor jeito de cuidar do sistema de suspensão, mantendo-o em perfeito funcionamento, conservação e evitando sustos na estrada, é prevenir.

10 dicas para manter a suspensão do seu veículo sempre em dia:

  1. Verificar o ar dos pneus: Pneus inflados corretamente ajudam a proteger o resto da suspensão dos danos.
  2. Verificar o desgaste dos pneus: como os pneus são parte importante para o bom funcionamento da suspensão, precisam estar bem cuidados e trocados no período recomendado.
  3. Fazer alinhamento das rodas: o alinhamento adequado melhora a direção, reduz o desgaste dos pneus e é fundamental para a segurança.
  4. Verificar o fluido da direção hidráulica e correia: no caso da direção hidráulica, é recomendado que o mecânico verifique o nível de fluido e aperto de cinto em cada mudança de óleo ou a cada 10 mil km.
  5. Avaliar buchas e juntas: a cada troca de óleo, peça para o mecânico verificar cada suspensão e bucha.
  6. Trocar molas junto com amortecedores: não é em todo caso que é necessário, mas preste atenção no seu veículo. O ideal é que sempre se troquem as molas quando for necessário trocar os amortecedores.
  7. Inspecionar tudo após um acidente: A maioria das ligações e molas devem durar bastante tempo, mas depois de um acidente envolvendo uma ou mais rodas, todos os componentes da suspensão devem ser inspecionados.
  8. Evitar passar em buracos ou lombadas em alta velocidade: a suspensão está aí para amortecer e absorver impactos, claro, mas não há necessidade de passar por todos os buracos e acelerar nas lombadas, certo? Além do desconforto para que está no veículo, acelera o desgaste dos componentes da suspensão e outros.
  9. Distribuir bem o peso das bagagens: ao colocar bagagem ou carga, esse peso vai alterar o comportamento dinâmico do carro. Colocar a bagagem ou carga de forma aleatória pode comprometer a estabilidade. Quando for carregar o compartimento de bagagem, o correto é colocar os objetos mais pesados o mais próximo possível do centro do carro e fixar bem. Além disso, não acumule peso em apenas um dos lados do bagageiro.
  10. Manter a revisão do veículo em dia: dica básica, mas necessária. Na revisão é olhado tudo, portanto, pode ser um momento de descobrir alguma manutenção preventiva a fazer. Mantenha em dia.

 

O Guia do Carro Bem Cuidado