04 jul 2017

Como fazer a troca de pneus: Aprenda agora o passo a passo!

troca de pneus

Ficar na estrada por causa de um pneu furado é um problemão para muita gente. Se for chamar pelo seguro ou pela ajuda de alguém para fazer a troca de pneus, pode levar horas de espera e acabar com o seu dia.

E acredite, não são apenas mulheres e condutores iniciantes que têm problemas com a de troca de pneus do carro, muitos condutores experientes nunca passaram por essa situação e acabaram não treinando para uma emergência assim.

Mas a boa notícia é que com esse passo a passo que preparamos, você aprenderá rapidamente e será um condutor mais independente e tranquilo.

Uma dica muito importante antes de iniciar o passo a passo de como fazer a troca de pneus do carro, é lembrar de verificar o estado do seu estepe constantemente.

 Preste atenção nesses detalhes abaixo:

– O estepe está de acordo com as especificações do carro?

– A calibragem está em dia?

– Ele está em um local de fácil alcance?

Esquecer de alguma dessas recomendações pode tornar seu estepe inútil no momento em que você mais precisar.

Troca de pneus: Aprenda o passo a passo

#Passo 1 – Quando você estiver dirigindo e sentir que o pneu furou, reduza a velocidade e procure um lugar nivelado e seguro (que o carro não vá deslizar) para estacionar e fazer a troca.

#Passo 2 – Se precisar parar no acostamento de uma via movimentada, lembre-se de ligar o pisca-alerta e de utilizar o triângulo para sinalizar aos outros motoristas que há um carro no acostamento. Ele deve ser posicionado a pelo menos 30 metros de distância do seu veículo.

#Passo 3 – Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha. Também, coloque pedras, tijolos ou outro objeto pesado em frente às 3 rodas boas para dar mais segurança.

#Passo 4 – Separe o material necessário para fazer a troca do pneu: estepe, macaco e chave de roda. Coloque o estepe encostado no carro, ao lado do pneu que será trocado, para facilitar.

#Passo 5 – Posicione o macaco em contato com a canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro projetada justamente para isso. Tome cuidado de não tentar encaixá-lo em alguma parte plástica, pois poderá ceder e quebrar. Se estiver na dúvida do local correto, consulte o manual do proprietário.

#Passo 6 – Suba o macaco até que ele apoie o carro (sem levantá-lo do chão). Quando parecer que o veículo está bem apoiado, veja se o macaco está em linha reta e bem apoiado ao chão.

#Passo 7 – Com o veículo ainda no chão, folgue as porcas e parafusos girando a chave de roda no sentido anti-horário, mas sem removê-los. Os parafusos podem estar bem apertados e para fazer mais força utilize o peso do seu corpo.

Outro detalhe é que cada ponta da chave de roda tem um tamanho diferente. O tamanho correto é aquele que encaixar facilmente na cabeça do parafuso, sem deixar espaços vazios.

#Passo 8 – Acione o macaco para levantar o carro, sempre verificando se ele está estável e bem posicionado. Caso não esteja, desça o macaco com calma e reposicione-o. Tire as porcas e os parafusos por completo, a calota também e remova o pneu furado. Em seguida, encaixe o estepe no lugar.

#Passo 9 – Encaixe os parafusos e comece a apertá-los o suficiente para segurar o pneu. Aperte um de cada vez, fazendo um padrão de estrela. Abaixe o carro até que a roda esteja levemente apoiada no chão e termine de apertar os parafusos com a chave de roda até que estejam bem firmes.

#Passo 10 – Só então poderá descer o carro completamente e retirar o macaco. Recoloque a calota e confira os parafusos estão justos.

#Passo 11 – Guarde o pneu furado no lugar do estepe, guarde também todos os materiais utilizados, e não vá esquecer do triângulo. Retire as pedras usadas como apoio nos outros pneus e o serviço está finalizado.

Assim que puder, leve o pneu furado a um borracheiro para ver se vale a pena reparar ou se precisa comprar um novo. Evite rodar demais com o estepe, pois muitas vezes ele não oferece a mesma segurança que o pneu ideal para o seu veículo.

Agora que você já conhece o passo a passo para trocar o pneu do carro com segurança, faça o teste no seu veículo para praticar. É importante fazer um teste antes de ser pego de surpresa por um pneu furado para saber como está a situação das peças da roda do seu carro. Quanto mais você estiver habituado com uma situação, melhor saberá lidar com ela.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nossas dicas no nosso blog e confira agora nosso novo eBook:

O Guia do Carro Bem Cuidado

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.