Todo pneu vem com uma vida útil de fábrica. Mas, quando é bem cuidado, pode durar ainda mais. Veja agora 10 dicas para aumentar a vida útil dos pneus.
Quando você cuida bem dos pneus do seu veículo, está sendo responsável com diversas outras coisas. Mantém a durabilidade e o bom funcionamento de uma série de componentes do carro, garante maior segurança para você, seus passageiros e as demais pessoas com quem divide a estrada.
E, além de tudo isso, cuidar bem dos pneus significa conseguir aumentar a vida útil dos pneus. Ou, no mínimo, manter a que foi estabelecida pelo fabricante.
Como pneus novos não são a parte mais barata de manter um veículo rodando com segurança, não custa tomar alguns cuidados, concorda?
Como aumentar a vida útil dos pneus em 10 passos?
#1. Nada de carga excessiva. Cada pneu tem uma capacidade máxima.
Todo pneu tem um limite máximo de carga. Você pode ver essa informação na lateral do próprio pneu. Portanto, se não respeitar esse limite, a estrutura dele pode ser danificada, além de antecipar o desgaste da banda de rodagem.
O problema pode ficar ainda maior se, além de carga excessiva, o pneu estiver com baixa pressão.
#2. Não rode com a pressão dos pneus abaixo ou acima do recomendado
O que pode acontecer se os pneus estiverem abaixo ou acima da pressão recomendada? Diminuição da vida útil dos pneus, maior consumo de combustível e maior risco de acidentes.
Rodar com 5,8 libras abaixo do recomendado pode reduzir a vida útil dos pneus em até 25% e aumentar em 2% o consumo de combustível.
Andar com a pressão acima do recomendado, reduz a capacidade de aderência, podendo causar acidentes principalmente em velocidades mais altas, curvas acentuadas e pista molhada.
#3. No mesmo eixo, pneus com desenhos iguais
A importância de instalar pneus com desenho de bandas iguais no mesmo eixo está em manter a mesma capacidade de aderência entre os lados.
Ainda, manter a capacidade de escoar água em ambos os lados, evitar geração de ruído diferente e, com tudo isso, manter a estabilidade do veículo e a segurança na estrada.
#4. Mantenha as tampinhas nas válvulas de segurança
Muitos motoristas não dão importância à tampinha na válvula de segurança (bico de encher o pneu).
Mas a verdade é que a ausência dela pode gerar acúmulo de sujeira no seu interior e até danificar o núcleo da válvula. Tudo isso leva à perda de pressão dos pneus.
Outra desvantagem de não usar a tampinha é que, com o sol batendo na borracha por um longo período, pode haver o ressecamento da válvula de segurança.
É viável que as válvulas sejam trocadas sempre que você trocar os pneus.
#5. Geometria sempre em dia
Só para tirar a dúvida, caso você a tenha, alinhamento e geometria são a mesma coisa.
Veículos sem geometria em dia sofrem com o desgaste prematuro não só dos pneus, mas também dos componentes da suspensão. Outra desvantagem é o aumento do consumo de combustível.
É interessante observar algumas situações que podem estar indicando a necessidade de geometria, além de fazê-la a cada troca de pneus:
- Se o veículo tende mais para a esquerda ou direita;
- Se o veículo desvia e puxa para o lado ao frear;
- Se o veículo vai para os lados quando o motorista solta o volante;
- Se o volante estiver duro;
- Se existir vibração no carro em movimento;
- Se tiver trepidação nas rodas dianteiras;
- Se um pneu estiver mais desgastado que o outro no mesmo eixo;
- Se os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas;
- Se os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro.
De modo geral e preventivo, realize a geometria a cada 5.000km.
#6. Direção agressiva é um problema
Quando falamos de direção agressiva, não nos referimos apenas aos xingamentos e buzinadas desagradáveis que motoristas estressados fazem.
Também estamos falando das acelerações e frenagens bruscas. Frear seco ou forçar a aceleração aumenta muito o desgaste irregular dos pneus.
Evite andar “colado” para não precisar frear seco. E, claro, não coloque a sua vida e de outras pessoas em risco praticando essa desnecessária direção agressiva.
#7. Faça rodízio entre os pneus traseiros e dianteiros
Os pneus traseiros e dianteiros trabalham em situações diferentes. Isso faz com que os desgastes sejam desiguais.
Portanto, uma dica para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus, procurando nivelar o desgaste entre todos eles, é fazer o rodízio, conforme recomendação do fabricante. Este procedimento pode ser feito a cada 10.000km rodados.
#8. Pneus sem câmara devem permanecer sem câmara
Sabia que a maioria dos pneus dos veículos leves atuais não usa câmara de ar? Então, instalar câmaras de ar em pneus originalmente sem câmaras pode levar ao superaquecimento do pneu.
Nem precisa dizer que isso pode ocasionar um grave acidente, não é? Respeite o modo que cada pneu vem de fábrica e evite riscos à segurança.
#9. Faça o balanceamento periodicamente
O balanceamento é fundamental para corrigir a má distribuição de massas ao longo do conjunto pneu e roda. Ele é feito através da adição de pequenas massas (chumbinhos) que compensarão esta irregularidade, equilibrando o conjunto pneu/roda.
A falta de balanceamento provoca o desgaste irregular nos pneus e antecipa a sua troca.
#10. Prefira manter a medida estabelecida pelo fabricante
Os pneus que vem de fábrica nos veículos não estão lá por acaso. Eles são projetados, testados e recomendados com base em uma série de necessidades e situações as quais o tipo de carro provavelmente irá passar nas pistas.
Portanto, alterar as medidas originais de fábrica pode colocar o veículo em condição de instabilidade e gerar insegurança na dirigibilidade, além de risco para o motorista.
Se decidir fazer esta mudança, procure profissionais certificados que a farão dentro dos limites e segurança que a lei permite.