27 mar 2017

Entenda tudo sobre os diferentes tipos de pneus

Tipos de pneus

São inúmeros os tipos de pneus que existem e suas finalidades. Neste artigo, conheça as principais características dos pneus de passeio, SUV, off-road e misto. 

Aqui no blog já falamos sobre a diferença entre pneus tradicionais e os de alta performance. Você pode ler o artigo clicando aqui. Mas, você sabe quais são os tipos de pneus que existem?

Bem, são vários, cada um para um tipo de veículo e, ainda assim, diversas categorias de acordo com o clima, pista, carga e outros fatores.

Existem, por exemplo, pneus de verão, de inverno, para todas as estações… Também os usados, recauchutados, de baixo perfil, os XL e largos.

Ainda, existem os especiais para finalidade agrícola, subdivididos em diagonal, radial, alta flutuação e implemento.

Quantos, hein? E saiba que ainda há muitos outros! Mas neste artigo, vamos falar dos que estão dentro da realidade do dia a dia dos consumidores “comuns” de asfalto e estradas de terra: passeio, SUV, off-road e misto.

Os tipos de pneus mais procurados

#1. Pneus de passeio

Os atributos mais comuns a se observar na hora de escolher um pneu para passeio/cidade, são:

  • Aquaplanagem: É importante que o pneu tenha capacidade de rodar com segurança em dias de chuva;
  • Economia: Que tenha resistência ao rolamento, entrando em movimento com leveza e facilidade, o que exige menos força do motor e, assim, maior economia de combustível;
  • Estabilidade: Precisa conseguir manter a segurança em altas velocidades e em curvas acentuadas;
  • Frenagem: Ser capaz de frear a menor distância, normalmente em ocasiões emergenciais;
  • Ruído: Pneus mais silenciosos trazem maior conforto a quem está dentro do veículo. Ponto.

Afinal, concorda que todos estes quesitos são importantes para o uso com este fim?

#2. Pneus para SUV

Os veículos SUV (utilitários esportivos), são robustos, altos e confortáveis para longas viagens.

Para tal, necessitam de pneus alinhados com estas características: que suportem mais peso, que tenham grande estabilidade por conta da largura do carro e que tenham resistência a longas distâncias.

A escolha do pneu para SUV também vai depender da utilidade que ele terá para seu dono; os tipos de pista que mais utilizará.

Na dúvida, o mais indicado é que, na troca de pneus, mantenham-se os modelos que vieram de fábrica, pois são os mais adequados, de acordo com o fabricante, faz sentido?

É válido lembrar que a calibragem dos pneus do SUV devem ser feitas toda semana ou a cada 15 dias, de acordo com o quanto ele está sendo exigido.

Uma dica é que, para manter a calibragem, quando for utilizar o veículo em percurso off-road, mantenha as tampinhas das válvulas de ar. Do contrário, o excesso de barro poderá tirar pressão dos pneus.

Quando são muito utilizados em terrenos variados, é fundamental também manter a geometria e o balanceamento em dia com maior frequência, além de estar atento á suspensão.

#3. Pneus off-road

Os pneus off-road se dividem em dois grupos:

  • All Terrain: para quem pretende rodar em diversos tipos de pisos – sendo o mesmo que pneus mistos.
  • Mud Terrain: para quem vai pegar muita lama.

Ambos precisam possuir duas características fundamentais: frenagem e estabilidade altas para resistir a terrenos irregulares sem se deformar além do aceitável e conseguir parar com segurança mesmo na lama.

#4. Pneus mistos

Pneus de uso misto tem seus prós e contras. Desde 2015, com a tendência de SUVs e renovação das linhas de picapes, o número de pneus mistos se multiplicou. Mesmo que estes modelos fossem ser usados quase exclusivamente no asfalto.

De fato, é um modelo com maior robustez e um visual forte. Porém, aumentam o consumo de combustível e o nível de ruído em altas velocidades. Outro ponto negativo é o custo mais alto do que os pneus exclusivos para asfalto ou estrada de terra.

O custo mais elevado é compreensível, visto que o pneu misto necessita de outros componentes para ser capaz de exercer as duas funções. Entretanto, o investimento só vale mesmo a pena quando você faz uso dos dois tipos de pista.

Mesmo com todas estas informações, você também pode ter a curiosidade de saber do que é composta a estrutura de um pneu e pelo que cada parte é responsável:

  • Superfície de rolamento: Aderência, quilometragem, proteção, baixa do ruído, aquaplanagem.
  • Cintas: Estabilidade, reforço nos flancos, estabilização da superfície de rolamento, quilometragem, precisão.
  • Carcaça: Pressão, torque, suspensão, fadiga, impermeabilidade.
  • Talão: Torque, conexão ao aro, vedação de ar.
  • Flancos: Proteção da carcaça, fadiga, proteção do talão, proteção contra envelhecimento.

 

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