06 jun 2017

Amortecedores: quando é a hora certa de trocá-los?

Amortecedores: Quando é a hora certa de trocá-los?

Os amortecedores fazem parte do sistema de suspensão do veículo. Veja qual a função específica deles, como detectar problemas e qual a hora certa de trocá-los.

Junto com todo o sistema de suspensão, os amortecedores absorvem os impactos entre o carro e o piso. Atuam diretamente na segurança e no conforto dos ocupantes, pois são fundamentais na frenagem e estabilidade do veículo.

Mas assim como todos os componentes do carro, é preciso fazer revisões e manutenção preventiva para evitar problemas sérios. Prevenir é sempre o ideal.

Revisão e Manutenção Preventiva

Normalmente as revisões gerais do veículo acontecem a cada 6 meses ou uma vez ao ano. É importante fazer todas elas para detectar qualquer problema que ainda esteja no começo.

A manutenção preventiva dos amortecedores é comumente feita a cada 40 ou 50 mil quilômetros ou de acordo com o manual do veículo. Tenha ele sempre por perto, pois cada modelo de carro tem suas exigências e particularidades.

A necessidade de manutenção também vai depender dos seus cuidados diários na estrada:

  • Se evita passar em buracos, principalmente nos mais fundos;
  • Evita passar em alta velocidade pelas lombadas;
  • Evita carga excessiva se seu veículo não é preparado para isso;
  • Mantém todo o sistema (inclusive os pneus) bem cuidados.

Tudo isso faz parte. Claro, se os amortecedores são feitos para amortecer, por que não usá-los? O fato é que você estará sempre usando-os, mas ter cuidado e não exagerar é fundamental para aumentar a vida útil dos componentes.

Na verdade, isso vale para tudo na vida, não só para os cuidados com seu carro, concorda?

A hora certa de trocar os amortecedores

Mesmo com as revisões e a manutenção preventiva em dia, imprevistos acontecem. E de qualquer maneira, mesmo com trocas periódicas de algumas peças, a hora de trocar o sistema vai chegar com o tempo, é inevitável.

É possível detectar quando os amortecedores do seu carro estão precisando ser trocados, muitas vezes, junto com outras peças do sistema de suspensão. Fique de olho nestes casos:

  • Redução do amortecimento, com pancadas mais fortes e secas contra o piso;
  • Ruídos metálicos ou barulhos secos (por conta da redução no amortecimento);
  • Vazamento de óleo do amortecedor (perceberá pingos de lubrificante na roda);
  • Aumento de “balanço” para as laterais e falta de aderência nas curvas (estes sintomas podem significar vários outros problemas, mas considere também como algo a detectar nos amortecedores).

Quando perceber a frequência de algum destes problemas e já estiver no tempo limite de troca indicado pelo seu manual do proprietário, leve o carro ao seu mecânico de confiança para ter certeza da necessidade de troca.

Se ele confirmar que precisa trocar, mesmo que você tenha feito pequenos reparos há pouco tempo, evite ficar adiando a troca.

Depois de muito uso, chega um momento em que os reparos já não são suficientes para o perfeito funcionamento do sistema, e não trocá-lo poderá gerar grande prejuízo.

Quer mais algumas dicas sobre sistema de suspensão? Então confira nosso artigo especial sobre o assunto! 

O Guia do Carro Bem Cuidado