18 jul 2017

Pneus originais x falsificados: 7 dicas para aprender a identificar as diferenças

pneus originais

A compra de novos pneus para o seu carro pode exigir uma atenção extra. Tome cuidado para não ser enganado e acabar sofrendo as consequências. Escolher pneus originais é fundamental para a segurança na estrada e o bom funcionamento dos sistemas do veículo. Por isso, não fique na dúvida: aprenda a distinguir pneus originais de pneus falsificados.Os pneus falsificados possuem características bem evidentes quando você sabe o que deve  ser observado.

Confira as 7 dicas e aprenda todas as diferenças entre os pneus originais e falsificados:

1 – Preço

Como diz o ditado popular, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. E é justamente isso que ocorre com os pneus falsificados. O primeiro ponto a observar é a diferença de preço que pode lhe deixar tentado a fazer um negócio que parece bom, mas na verdade é enganoso.

Pneus originais possuem uma média de preço de mercado, justamente por seguirem normas de segurança que demandam uma qualidade mínima de materiais utilizados na sua produção. Por isso, sempre duvide de preços muitos baixos.

2 – Selo do fabricante

A grande maioria dos pneus originais possuem um selo ou adesivo removível que contém a marca do fabricante e informações sobre as medidas e modelo.

Não significa que se o pneu não tiver esse adesivo ele será falsificado, mas serve como mais uma fonte confiável de que você está adquirindo pneus originais.

3 – Marca do Inmetro

O Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, é um órgão muito conhecido pelos brasileiros e que possui alta credibilidade quando o assunto é qualidade de produtos em diversos segmentos.

Com os pneus não é muito diferente. Os pneus originais que são fabricados aqui ou importados para o Brasil devem possuir um registro com a marca do Inmetro no próprio pneu, validando assim, sua autenticidade e aprovação pelo Instituto.

4 – Nova etiqueta do Inmetro

A partir de 2018 todas as marcas de pneus originais deverão estar adequadas à nova etiqueta do Inmetro que, além das informações citadas no tópico anterior, também deverá conter a resistência do rolamento, o ruído externo e a aderência no molhado.

Na nova etiqueta também contém o selo Conpet, que comprova que o pneu atende às normas do Programa Nacional da racionalização do uso de derivados do petróleo e gás natural.

Pode ser que durante 2017 você vá encontrar marcas que ainda não possuem o selo com as novas exigências, e isso não necessariamente significa que seja um pneu falsificado, mas com certeza as marcas que já aderiam ao selo são de maior confiança.

5 – Emissão de Nota Fiscal

Como funciona com todo serviço ou produto de boa procedência e comercializado legalmente, a Nota Fiscal deve ser entregue ao consumidor mesmo sem precisar ser solicitada. Além de comprovar a autenticidade da compra, ela é a garantia que protege o consumidor caso precise realizar alguma troca ou reclamação.

6 – Falsificação da aparência

Existe também a falsificação da marca do pneu, em que as empresas que fabricam pneus novos ou que trabalham com remoldados apenas estampam estes pneus com marcas conhecidas na intenção de enganar o consumidor, oferecendo um produto sem procedência, sem qualidade e sem segurança, pois ele não passa pelos testes rígidos da marca verdadeira e tampouco pelos do Inmetro.

Nestes casos a identificação de pneus originais e falsificados pode ser mais complicada. É necessário conhecer muito bem os detalhes dos originais para fazer a comparação. Uma dica importante é que os pneus do mesmo modelo, nas marcas originais, possuem desenhos idênticos de linhas e padrões na parte de dentro.

Então, se tiver em mãos um pneu original e pegar outro duvidoso do mesmo modelo, observe se são exatamente iguais em todos os detalhes.

7 – Escolha lojas e distribuidores de procedência

A dica final é sempre optar por lojas físicas e sites de confiança e procedência ou uma distribuidora de renome no mercado. Pesquise na internet, leia as qualificações e opiniões de clientes e tenha mais segurança na hora da compra.

Apesar de muitas vezes ser tentador economizar nos pneus do seu veículo, os riscos que você corre com essa “economia” podem custar muito caro. Ajude a acabar com o mercado de falsificação, pois ele só existe porque há quem o alimente.

Agora que você já sabe como identificar pneus originais de falsificados e garantir a qualidade da sua compra, lembre-se também dos cuidados gerais que deve ter com o seu veículo para manter seu bom funcionamento e longevidade. Baixe agora mesmo e grátis o Guia do carro bem cuidado que nós preparamos para você.

O Guia do Carro Bem Cuidado

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.